Boas Práticas tecnológicas na sala de aula da rede estadual do Tocantins
A inovação pedagógica aliada à tecnologia tem transformado a maneira como o ensino é conduzido nas escolas. Professores comprometidos com a aprendizagem dos alunos têm implementado recursos digitais para tornar o processo educacional mais dinâmico, interativo e eficaz. Para valorizar essas iniciativas, surgiu a Coletânea de Boas Práticas Digitais, um projeto que reúne experiências bem-sucedidas de uso da tecnologia no ambiente escolar.
Essa coletânea foi desenvolvida pelos acadêmicos Alexandre Tolentino e Edislei de Souza como parte das atividades da disciplina Gerenciamento de Projetos, ministrada pelos professores Dr. Gentil Veloso Barbosa e Dra. Suzana Gilioli, no curso de Mestrado Profissional em Governança e Transformação Digital da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Os idealizadores do projeto atuam na Superintendência Regional de Educação de Gurupi - TO e possuem experiência direta com a implementação de tecnologia na educação:
- Alexandre Tolentino, Assessor de Currículo de Linguagens, mantém contato direto com professores, promovendo formações voltadas para metodologias ativas.
- Edislei de Souza, do Núcleo Tecnológico Educacional, trabalha junto aos profissionais de TI das unidades escolares, responsável pela coleta das evidências das práticas inovadoras aplicadas nas escolas.
Com base nessas contribuições e utilizando a ferramenta Genially, ambos criaram uma cartilha digital interativa que documenta e compartilha essas boas práticas, permitindo que mais educadores conheçam e se inspirem com experiências bem-sucedidas na integração da tecnologia ao ensino.